Alfabetização
A alfabetização é um processo que permite aumentar consideravelmente a forma de interagir com o mundo. Mais que uma condição de sobrevivência, saber decifrar símbolos e formas, ler, compreender textos e produzi-losabre portas para a conquista de seus sonhos e de seus direitos e estabelece a sua forma de conhecer e expressar-se na sua cultura.
É uma conquista que dá acesso ao universo de possibilidades e permite emergir habilidades que dela depende.

A alfabetização é realizada em etapas nas quais utiliza e constrói funções cognitivas à medida que vai sendo estimulada, incorporando informações, desenvolvendo e aprimorando habilidades e se transformando em comunicação.

A alfabetização pode ocorrer em qualquer fase da vida, no entanto, há fases em que as funções cognitivas estão aguçadas, em ponto de bala, para este processo ocorrer. Portanto, é propicio que a alfabetização ocorra entre os 6 e 7 anos. Aproveitar esta idade é o que chamamos de aproveitar as janelas de oportunidades.

O sucesso deste processo vai depender da preparação primaria à alfabetização, do indivíduo estar biologicamente pronto e da mediação efetiva.

É importante procurar um especialista em alfabetização quando:
a escola solicitar,
a criança demostrar sinais de ansiedade e protelação ao tentar ler e escrever,
apresentar dependência exacerbada nos deveres de casa e quando a alfabetização se fizer necessária fora da fase escolar.

O Acompanhar oferece o serviço de alfabetização para acolher o indivíduo que não teve este processo consolidado na sua melhor oportunidade. É um serviço posterior e complementar ao da escola que é o lugar ideal e mais indicado para se alfabetizar.

Daniella Barbi - Pedagoga