Artigo - DICAS PARA MELHORAR A CONCENTRAÇÃO E RACIOCÍNIO
Se alimente de 3 em 3 horas. O fornecimento de energia e nutrientes para o cérebro e suas funções é muito importante para auxiliar na memorização do conteúdo estudado.
Procurar consumir alimentos ricos em ômega 3 e 6, que promovem o bom funcionamento cerebral (Linhaça e Salmão).
O consumo de alimentos ricos em colina, como os ovos podem ajudar na reposição das células cerebrais auxiliando a formar novos neurônios, além de manter o estudante longe da depressão.
Alimentos que acalmam também são bons companheiros no processo anterior a provas! Podemos incluir nesse grupo alface e maçã.
O chocolate meio amargo no dia das provas é uma boa pedida! O cacau é rico em feniletilamina, substância que é produzida pelo próprio cérebro e que ativa a memória.
Beba muita água! A desidratação pode atrapalhar o foco, a atenção e a concentração.
Aumente o consumo de frutas ricas em vitamina C, que auxiliam contra o cansaço e estresse mental e físico. Coloque em seu cardápio: frutas de casca amarela, goiaba, kiwi e acerola.
Frutas e frutos vermelhos protegem e ajudam no amadurecimento de células cerebrais, evita aquele “branco” na hora da prova. São eles: morango, amora, cereja, tomate, melancia e pitanga.
As carnes e leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha) possuem consideráveis quantidades de vitaminas do complexo B e ferro que ajudam na transmissão de informações e para a boa memória.
Não esqueçam dos carboidratos que são fonte direta de energia para o cérebro. Mas atenção, dê preferência aos carboidratos complexos (integrais) que são ricos em amido, fibras, vitaminas e minerais! (Pão, arroz)..


Fernanda Guide
Nutricionista
Acompanhar Pampulha | Acompanhar Cidade Nova